HOME | Treinamundi

4 jogos de treinamento para desenvolver líderes

0

Procurando jogos de treinamento para desenvolver líderes? Então esse texto é para você! 

Ser líder é uma tarefa difícil. É preciso entender o seu papel no negócio, bem como reconhecer as funções dos colaboradores. Além de tudo, é fundamental pensar em questões como a motivação, feedback, como delegar tarefas e assim por diante.

Não é de se espantar que muitos líderes, especialmente os novatos, não saibam muito bem qual caminho seguir. Mas o tempo não para e a empresa precisa continuar conquistando território.

Jogos de treinamento para líderes

Nesse cenário, os jogos de treinamento são ótimas alternativas. Eles desenvolvem a liderança, integram o time e garantem máximo aproveitamento.

Veja 4 opções que selecionamos para te mostrar! 

1. “Vida de Gestor” – ideal para consolidar a mudança de  papel

Exercer um cargo de gestão não é fácil, principalmente no começo. Na transição para ocupar o cargo de líder, é comum que o funcionário encontre dificuldades sobre como ele precisa agir, porque ele ainda está se familiarizando com os desafios da posição e as expectativas da equipe, pares e superiores.

“Vida de Gestor é um jogo de tabuleiro divertido e de grande efetividade, porque provoca os participantes a entenderem seu novo papel e a lidar com um dos seus principais desafios: a conquista da confiança. É uma forma de aprender de um jeito descontraído suas responsabilidades e como desenvolver uma atuação estratégica na empresa.

 

CONHEÇA O JOGO: VIDA DE GESTOR

 

Esse jogo é um dos queridinhos da Treinamundi! Ele atende até 9 pessoas por grupo. Se a sua turma for maior, você pode aplicar em várias turmas ao mesmo tempo, usando os kits de complementos do jogo.

Essa é uma ótima alternativa para programas gerenciais mais amplos, seja como abertura ou módulo individual.

 

jogos de treinamento

 

2. “Projeto 7 – O desafio do PDI” é um dos melhores jogos de treinamento para liderança

Os planos de desenvolvimento individual (PDIs) são fundamentais para o desenvolvimento profissional do funcionário, para que ele e sua empresa trilhem o caminho do sucesso. Afinal, equipe desenvolvida é sinal de time capaz, motivado e feliz – e a organização só ganha com isso.

Ao mesmo tempo, nem sempre é fácil conseguir que gestores, especialmente os menos experientes, tenham êxito na missão, certo?

O “Projeto 7 – O desafio do PDI é um jogo de treinamento que desmistifica como fazer um PDI na prática, de um jeito leve e descontraído.

 

CONHEÇA O JOGO DO PDI: PROJETO 7

 

Nele, a turma é estimulada a montar o PDI de um time fictício, a partir de perfis profissionais bem variados. Essa combinação gera discussões que ajudam gestores a se conscientizarem sobre sua responsabilidade no desenvolvimento da equipe, e também em como tornar um plano viável, valorizando inclusive os pontos fortes das pessoas.

Com duração de até 1h30,  o o desafio do PDI vem com um manual completo com tudo o que o facilitador precisa saber para aplicar o jogo do início ao fim, inclusive com dicas de como fazer o fechamento da atividade e as conexões com o dia a dia.

É ótimo para a época que antecede as avaliações de desempenho, mas sem contraindicações para ser usado a qualquer momento. Afinal, praticar o PDI deve ser um exercício de desenvolvimento constante da empresa.

 

jogos de treinamento

Dica extra: Se você quer participar de jogatinas da Treinamundi, ficar por dentro dos lançamentos ou ver alguns exemplos de empresas que usam os jogos Treinamundi, nos siga nas redes sociais 

TREINAMUNDI NO LINKEDIN 

TREINAMUNDI NO INSTAGRAM 

 

3. “Rede das Competências”: por uma avaliação objetiva e funcional

Todo líder passa pelo momento de avaliação de seus colaboradores. Mas como realizar essa tarefa sem ser injusto ou sem desconsiderar os pontos importantes?

Pensando nisso, a Rede das Competências” é um dos jogos para treinamentos mais adequados. Permite conhecer, por meio da metáfora das redes sociais, a ferramenta de avaliação de competências e compreender como ela está diretamente relacionada ao nosso dia a dia, podendo ser usada em favor do desenvolvimento da carreira.

CONHEÇA O JOGO: REDE DAS COMPETÊNCIAS

O jogo trabalha onze competências em quatro cargos operacionais e quatro administrativos. Levanta questões que não podem passar em branco na hora de uma avaliação e faz a turma refletir sobre cada competência usando uma escala de avaliação.

Pode ser aplicado tanto para gestores como para cargos operacionais, que ganham a chance de refletir sobre a própria conduta e sobre como devem fazer sua autoavaliação.

Quer garantir que ninguém saia reclamando da avaliação? Então, usar esse jogo é uma ótima pedida, para que todos tenham ciência do que será avaliado. É indicado para grupos de 3 a 10 pessoas, oferecendo uma visão rápida e completa.

jogos de treinamento

4. O “Vai ter reação!” é uma excelente oportunidade de simular feedbacks

O feedback é parte importantíssima da atuação da liderança. É assim que todo mundo sabe se está andando na linha ou o que deve ser mudado. Porém, não dá para negar: a tarefa nem sempre é fácil. A comunicação e o tato são elementos importantes, bem como a coragem de dizer o que precisa ser dito.

Com o jogo Vai ter reação!, é possível simular, por meio das cartas, várias situações práticas de uma conversa de feedback e como reagir a determinados comportamentos típicos e inesperados de quem está do outro lado da mesa. E ainda vem com dicas para garantir o melhor desempenho nessa tarefa. É ideal tanto para gestores com pouca experiência na função como também para os mais maduros, como forma de reforçar seus conhecimentos e praticá-los para evitar impasses no dia a dia.

CONHEÇA O JOGO DE FEEDBACK: VAI TER REAÇÃO

jogos de treinamento

Com esses jogos de treinamento, é possível desenvolver a liderança e conquistar resultados de um jeito divertido, já que ele rende boas risadas! 

E para finalizar, uma última dica: Muitas empresas que nos procuram, optam por contratar um combo de jogos. Normalmente, começam aplicando o Vida de Gestor para trabalhar o papel da liderança. Em seguida, aplicam os outros jogos como ferramentas que ajudam o líder na gestão de sua equipe.  

Conheça mais jogos da Treinamundi

Esperamos que você tenha gostado dos jogos de liderança que mostramos nesse texto!

E caso queira tirar dúvidas ou experimentar um desses jogos, é só entrar em contato conosco. 

A Treinamundi faz jogos prontos para empresas! E temos jogos de vários outros temas, como: trabalho em equipe, estratégia, desempenho, onboarding e muito mais.

CONHEÇA NOSSOS JOGOS

E caso você esteja em busca de jogos customizados, nós também podemos te ajudar, a FábricaRH é nossa divisão de jogos personalizados, feitos sob medida para seu tema e necessidade. Para conhecer mais, acesse o site da FábricaRH

Pin It on Pinterest

Share This