HOME | Treinamundi

Ação Ajude um Jovem a Votar leva o Jogo da Política a alunos de São Miguel Paulista

0

As sessões do Jogo da Política, que fazem parte da nossa ação Ajude um Jovem a Votar, chegaram a mais uma escola. No último dia 4 foi a vez da turma da Escola Estadual Reverendo Tercio Moraes Pereira, de São Miguel Paulista, participar da jogatina.

Cerca de 30 alunos do  2º e do 3º ano do Ensino Médio marcaram presença na atividade, que leva os jovens a vivenciarem a complexidade da política, abordando temas de forma simples, divertida e participativa. Ao todo, são três metodologias que simulam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para essa sessão, os estudantes escolheram o Executivo. O foco do jogo é o orçamento público, o imaginário político e o papel do governante, e o objetivo é que todos compreendam como o Executivo opera ao dividirmos e imaginarmos quanto custa – e quanto gasta – um município.  Primeiro, eles  tentam adivinhar qual é o orçamento total da cidade e quanto dinheiro foi destinado para cada área, representada pelas funções de governo (educação, saúde, segurança etc.). Depois, distribuem o dinheiro de acordo com a sua “cidade dos sonhos”.

 

Para Kaique Fonseca, do 2º ano, o principal aprendizado foi entender o papel do prefeito. “Acredito que agora posso avaliar melhor se as propostas de um candidato fazem sentido, ou se é apenas um discurso para conseguir votos”, afirma. Rafael de Sá, do 3º ano concorda: “aprendi que a cidade tem muito dinheiro, mas também há muitas pastas para distribuí-lo, então na hora de votar, precisamos escolher um candidato com propostas que tenham a ver com o que acreditamos que seja mais urgente, que vá destinar a verba para aquilo que importa para nós”, completa.

Mas os impactos do jogo não são apenas nos alunos. A estagiária da disciplina de história Marcela Cristina Ribeiro participou da rodada e ficou surpresa com o quanto aprendeu. “O jogo mudou totalmente a minha visão em relação ao que é política e à importância das eleições. Se todos tivessem a oportunidade de conhecer esse jogo, tenho certeza de que ninguém mais escolheria seus candidatos de última hora, pegando o número dos santinhos no chão, como tanta gente faz”, afirma.

A campanha Ajude um Jovem a Votar é uma ação de responsabilidade social da Treinamundi. Até outubro, cada compra de um jogo de qualquer valor em nosso site, um jovem participa de uma sessão do Jogo da Política, para aprender na prática como funciona o sistema político brasileiro.

Clique aqui para saber mais sobre essa ação!

 

 

Comentários no Facebook