HOME | Treinamundi

Avaliação de competências: sua turma está preparada?

0

Em muitas empresas o ciclo de desempenho já começou. Esse é um momento superimportante, que reafirma o papel relevante de cada colaborador para o sucesso do negócio. E dentro desse processo, a avaliação de desempenho e de competências é quando tudo começa.

É aquele momento em que o gestor resgata as evidências das competências fundamentais para o trabalho da equipe para, então, avaliar o desempenho de cada um. Ou seja, essa avaliação mede qual foi a contribuição das pessoas em determinado período, de acordo com os comportamentos demonstrados no dia a dia – se estão aderentes ou não ao que a empresa espera –, principalmente em momentos críticos.

Não é à toa que essa conversa de avaliação geralmente é difícil… é um assunto denso. Muitas vezes, o funcionário não está familiarizado com o conceito nem compreende exatamente quais atitudes envolvem essas competências. E isso acaba gerando discordâncias sobre o que é considerado como dentro, acima ou abaixo do esperado.

É um papo que demanda muita transparência por parte do gestor e compreensão do lado do funcionário de que esse processo está relacionado ao dia a dia dele, podendo ser usado em prol do seu desenvolvimento na empresa.

Todos na mesma página – como fazer isso?

Então, para aliviar esse impasse, é preciso deixar todo mundo na mesma página: fazer a turma conhecer e entender as competências esperadas para o seu cargo – e no caso dos líderes, também as de toda a equipe, né!? E mais do que isso: compreender como é feita a avaliação, não só do ponto de vista da ferramenta usada pela sua empresa, mas quais critérios são considerados para analisar o desempenho, e como o processo é parte de um ciclo que existe não só para definir reconhecimentos ou recompensas mas também para o desenvolvimento da carreira.

A gente sabe que o assunto é complexo. Mas o RH pode fazer isso por meio de grupos de discussão e principalmente com treinamentos práticos. O uso de jogos são a melhor opção para trabalhar esses conceitos, porque evita aquelas apresentações intermináveis de conteúdo, que acabam sendo desgastantes e pouco produtivas.

O bom desse formato é que as pessoas vivenciam de fato o tema e podem inclusive simular como é feita a avaliação, de um jeito bem mais leve, que vai ficar na memória dos participantes.

É o que acontece com o Rede de Competências – Atualize seus status, o jogo que faz parte da promoção Mês do Desenvolvimento, da Treinamundi. Ele usa metáfora das redes sociais para os participantes criarem personagens e identificarem quais competências são necessárias em cada posição, a partir de suas atividades diárias. Um jogo que vai bem tanto para gestores como para cargos operacionais. Clique para conhecer!

Esse texto ajudou? Deixe seus comentários!

[ilustração: Marina Prokic]

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest

Share This