HOME | Treinamundi

Campanha Ajude um Jovem a Votar: Estudantes de Parelheiros aprendem sobre orçamento e Poder Executivo

0

No dia 31 de agosto tivemos a primeira sessão do Jogo da Política, como parte da nossa campanha Ajude um Jovem a Votar. O evento ocorreu na escola Lucas Roschel Rasquinho em Parelheiros, na região Sul da cidade de São Paulo.

A jogatina contou com 25 participantes, entre alunos do Ensino Médio e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Após um breve bate-papo conduzido por Denise Curi coordenadora e facilitadora do Jogo, sobre o papel da política no nosso dia a dia, e a importância de conhecermos como ela funciona na prática, os estudantes, divididos em grupos, começaram a jogar.

Para fazer uma simulação do Poder Executivo municipal, eles receberam fichas com todas as funções que fazem parte do orçamento de uma cidade, como transporte, saúde, educação, saneamento etc., além de um saco com peças simbolizando valores em dinheiro. O desafio era distribuir as peças da forma que acreditavam ser feita pela prefeitura. Em uma segunda fase, eles tiveram que redistribuir os valores de acordo com aquilo que eles achavam correto, como se eles fossem os prefeitos da cidade.

“É sempre muito interessante observar a percepção dos jovens em relação ao destino do dinheiro dentro do orçamento. A realidade deles, o local onde moram, a família e a comunidade em que estão inseridos exercem uma grande influência”, afirma Denise.

Confira o que alguns dos participantes acharam do jogo:

“É um jogo super diferente! Sempre culpamos uma pessoa, o prefeito, o presidente, pelas coisas erradas que acontecem, mas com o jogo pude perceber que não existe apenas uma pessoa que controla tudo. As decisões são tomadas por muitos” – Sayane Ferreira, aluna do 2º ano.

Confesso que achei que ia ser um jogo chato, porque fala de política, mas além de muito interativo, eu aprendi bastante. Com certeza vai me ajudar a pensar melhor na hora de votar” – Letícia Souza, aluna do 1º ano.

Esse jogo mostra que a gente precisa estar muito ligado nas eleições. Faz com que a gente tenha mais consciência para não sair por aí votando em quem não presta” – Christine dos Santos Borges, aluna do 2º ano.

A campanha Ajude um Jovem a Votar é uma ação de responsabilidade social da Treinamundi. A cada compra de um jogo de qualquer valor em nosso site, um jovem participa de uma sessão do Jogo da Política, para aprender na prática como funciona o sistema político brasileiro.

Clique aqui e acompanhe tudo sobre essa ação!

 

Pin It on Pinterest

Share This