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Como evitar problemas internos na empresa com o trabalho em equipe?

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trabalho em equipe

Como evitar problemas internos na empresa com o trabalho em equipe?

Toda empresa precisa manter uma gestão de pessoas eficiente. Essa nem sempre é uma tarefa simples — pode mesmo ser muito complicada.

O trabalho em equipe é fundamental para que os objetivos almejados pela empresa sejam alcançados. Contudo, muitos problemas podem interferir nesse trabalho, como

  • Falhas de comunicação,
  • Desejo exagerado de competitividade,
  • Individualismo, etc.

Veja a seguir algumas sugestões para evitar problemas internos como esses: 

Tome uma atitude imediatamente

Assim que perceber que está acontecendo algum problema, o gestor deve imediatamente tomar uma ação. É possível perceber sintomas de conflitos de diferentes formas, como

  • Mal-estar entre alguns funcionários,
  • Clima muito pesado,
  • Funcionários que se evitam,
  • A produtividade cai e outras coisas.

Fique alerta e perceba o que realmente está acontecendo para tomar uma atitude. Se não quiser interpelar diretamente os envolvidos, pergunte a outros funcionários se eles perceberam alguma coisa anormal.

Dialogue

Quando tiver certeza de que existe um conflito, é preciso conversar com os envolvidos separadamente. Somente assim será possível compreender o que está ocorrendo efetivamente.

Claro que cada funcionário apresentará sua versão dos fatos, mas é possível perceber eventuais inconsistências nos relatos (caso existam).

O trabalho em equipe pode estar sendo prejudicado por motivos insignificantes, mas também podem existir razões perigosas, como o desejo de prejudicar o colega, a vontade de ocupar seu lugar, e outras coisas.

De qualquer modo, o gestor deve conversar com os envolvidos individualmente e também solicitar a opinião de terceiros que estejam acompanhando o conflito.

O problema deve ser resolvido logo, sem prejuízo para nenhuma das partes. A reconciliação deve ser a alternativa almejada.

Foque no problema e não no funcionário

Procure evitar a parcialidade para não ser injusto ou piorar a situação. Não decida as coisas de forma arbitrária — procure descobrir de que lado realmente está a razão, ou se cada um tem sua parcela de razão e de erro.

Não fique preocupado em encontrar um culpado, mas em achar a melhor solução para os funcionários e para todos. Acusar não vai levar a nada. É melhor mostrar para os funcionários os benefícios da solução.

A empresa não é um tribunal onde existem réus e vítimas, nem acusadores, nem juízes. A equipe deve trabalhar de forma unificada e aquilo que beneficia um empregado também deve beneficiar os outros.

Incentive o trabalho em equipe 

Estimular a interação é uma forma de reduzir as possibilidades de conflitos. Interagir consiste em relacionar-se, em conhecer melhor o outro e aceitá-lo do jeito que ele é. 

A interação pode ser estimulada em atividades dentro do trabalho, mas pode ser desenvolvida em atividades extras também, como eventos e programas.

Nessas ocasiões, é possível estreitar laços, criar afinidades e apagar más impressões.

Na medida em que os colegas comecem a se aproximar mais, eles poderão desenvolver empatia uns pelos outros e poderão também aprender a confiar mais uns nos outros. Isso faz com que eles consigam se comunicar melhor e resolver os desafios do dia a dia com mais facilidade.

Quando os prejuízos são muito grandes, não raro é necessário desligar algum funcionário da empresa para evitar situações mais comprometedoras — porém, esse não deve ser o objetivo principal do gestor.

Veja 4 formas criativas de promover trabalho em equipe

Fizemos um texto com algumas formas criativas e que não envolvem investimentos, para promover mais trabalho em equipe na sua empresa!

Leia o texto aqui: 4 formas criativas de promover o trabalho em equipe na sua empresa 

Nesse texto, você também vai conhecer 3 jogos da Treinamundi que mais recomendamos para trabalho em grupo!

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