HOME | Treinamundi

Como os treinamentos podem fazer o profissional de RH se destacar e crescer profissionalmente na empresa

0

crescer profissionalmente

Os treinamentos são fundamentais para a empresa. Eles servem para integrar a equipe, reciclar conhecimentos, melhorar a capacitação e obter resultados diferenciados. Um dos desafios é o fato que precisam ser constantes e efetivos. Como são um investimento, devem agregar valor à atuação dos colaboradores e contribuir para a conquista de efeitos melhores.

Nesse sentido, a boa execução dos treinamentos também têm relevância para o profissional de RH. Ao atuar como um facilitador e, como tal, conseguir chegar ao sucesso, é possível crescer profissionalmente e obter outros benefícios na carreira.

Para entender como atuar no papel de facilitador e crescer profissionalmente, veja algumas dicas fundamentais. Confira!

Quais são os segredos para um treinamento de sucesso?

Por mais importantes que sejam, os treinamentos nem sempre engajam os colaboradores como deveriam. Uma apresentação repleta de conteúdo teórico e pouca aplicação prática, por exemplo, pode não gerar nenhum ganho de conhecimento. Já os que não trazem nada que realmente faz diferença nos resultados provavelmente serão um investimento perdido. Portanto, um dos segredos é buscar a inovação.

Paralelamente, é preciso atender às necessidades específicas do negócio. Cada empresa e mesmo cada setor tem exigências diferentes, então o treinamento tem que ser consistente. Porém, não significa que é necessário criar processos do zero ou completamente personalizados.

Em vez disso, é interessante considerar os jogos corporativos prontos. Existe no mercado uma variedade de formatos e temas que conseguem atender à maior parte das necessidades de RH, sem dificuldades. Por outro lado, geram engajamento e diversão, o que torna o aprendizado muito mais fácil e interativo.

Como utilizar os jogos nessa missão?

Para conseguir crescer profissionalmente, quem atua no RH e assume o papel de facilitador que considera usar um jogo pronto em seu treinamento, precisa estar atento em como fará a sua aplicação. Isso faz toda a diferença para gerar uma boa impressão nos gestores e nos colaboradores, além de criar um bom impacto de atuação.

crescer profissionalmente

Para tanto, é fundamental estar aberto à possibilidade de utilizar um recurso não-tradicional. Nem todo treinamento envolve livros, extensas apresentações ou avaliações. Reconhecer que o jogo pode e vai ajudar a equipe, portanto, é o primeiro passo.

Na sequência, o profissional de RH tem que se dedicar a compreender a mecânica do jogo. Além de verificar as regras, é fundamental analisar o conteúdo trazido pelo jogo. Assim, é possível selecionar a abordagem mais adequada para as necessidades específicas da empresa e até selecionar o que vai ou não utilizar desse conteúdo em seu treinamento.

Outro ponto muito importante para o sucesso do jogo e do treinamento é aplicar algumas rodadas de teste, que pode ser feita com o próprio time de RH. Essa etapa é fundamental para identificar quais são as principais dúvidas ou comportamentos que podem surgir e ajustar o discurso para o debriefing, principalmente se o profissional nunca conduziu um jogo sozinho.

Por que o uso de jogos permite crescer profissionalmente?

O desenvolvimento na carreira é um objetivo muito comum à maioria das pessoas — e não é diferente com quem atua na área de RH. Contudo, talvez pareça difícil entender como a realização de treinamentos com jogos pode ajudar a crescer profissionalmente.

A resposta é mais simples do que parece. A princípio, só o fato de trazer uma inovação como esta já desperta a atenção e a curiosidade dos participantes, criando maior engajamento. E, como consequência, a memorização dos novos conceitos e aprendizados é facilitada, o que favorece seus resultados pós-treinamento.

Trazer um recurso diferenciado, como os jogos corporativos, também serve para fundamentar a sua atuação como facilitador. Você deixa uma marca positiva e que será lembrada por gestores e colaboradores. Assim, com uma boa avaliação e mais potencial de retorno, é mais fácil alcançar novos desafios e até novas posições na empresa.

Realizar treinamentos de um jeito inovador é fundamental para quem trabalha na área de RH e deseja crescer profissionalmente. Com os jogos corporativos, a atuação é favorecida e os efeitos serão consolidados com maior facilidade.

O que você pensa de recorrer a essa possibilidade? Deixe a sua opinião nos comentários e participe do debate!

Pin It on Pinterest

Share This