HOME | Treinamundi

Como planejar um processo seletivo?

0

Fazer um processo seletivo é um grande desafio. Exige um esforço contínuo na busca de ferramentas e metodologias que ajudem a minimizar a subjetividade e ser o mais assertivo possível. Afinal de contas, uma escolha errada pode custar caro!

Por conta disso, a gente preparou algumas dicas que podem te dar uma mãozinha e aumentar a eficiência de seu recrutamento e seleção, veja só:

Entenda bem qual é a posição a ser preenchida

Busque o máximo de informações possíveis sobre a vaga a ser preenchida. Afinal, quanto mais informações você tiver, maiores são as chances de garantir um processo seletivo bem assertivo, desde a convocação dos candidatos.

Uma boa dica é conversar com o dono da vaga. Assim, ele consegue te mostrar quais são os principais conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que deseja encontrar nos candidatos. Com base nessas informações, você consegue definir alguns filtros para ser mais assertivo no momento da avaliação.

Investir esse tempo ao desenhar o perfil que mais combina com essa vaga, te ajuda a ganhar agilidade ao longo do processo seletivo. Além disso, na hora de aplicar as atividades escolhidas, você tenha condições de analisar os critérios que são indispensáveis para a vaga e consegue tirar qualquer tipo de dúvida sobre os candidatos.

A triagem dos currículos é fundamental

Faça uma análise detalhada dos currículo, considerando:

  • Objetivo profissional
  • Experiências dos candidatos
  • Formação
  • Idiomas

Mas, vale lembrar que sua escolha não pode se basear apenas em pré-requisitos. Afinal, há profissionais com currículos excelentes, mas que não têm o conjunto de competências necessárias para a posição disponível.

É justamente por isso que é importante fazer uma avaliação por competências. Nesse tipo de avaliação, o foco é observar o comportamento dos candidatos.

Jogos no processo seletivo

Ao longo do processo seletivo, existem vários tipos de dinâmica de seleção – ou dinâmica de grupo, como também é chamado:

  • Dinâmicas com case reais da empresa
  • Dinâmicas com cases fictícios
  • Dinâmicas com desafio, onde o grupo deve criar um produto ou serviço
  • Dinâmicas com jogos
  • Etc.

Em todos eles, a intenção é enxergar o candidato trabalho em grupo e mostrando seu estilo de trabalho: como pensa e age? Como lida com as pessoas? Como e quando dá ideias? Como lida com conflitos e imprevistos?

A grande vantagem de usar jogos de seleção é justamente pelo lado lúdico que o jogo promove. O candidato consegue ser muito mais autêntico, o que facilita também o trabalho do avaliador!

Leia mais: Como os jogos de seleção melhoram a experiência do candidato. 

Mas para os jogos de seleção renderem o máximo possível, é essencial que você conheça o jogo e esteja bem preparado!

Conheça os jogos de seleção da Treinamundi

Estude o jogo de seleção com antecedência

Procure conhecer bem todo o conteúdo da atividade que você vai facilitar. Tem jogos com peças, tabuleiro, cartas, cases… alguns até vêm com a opção de escolher o conteúdo que se deseja ou precisa para determinados momentos.

Leia tudo atentamente, conheça as regras e a estrutura direitinho e selecione o que é mais importante abordar.

Tire também um tempinho para ensaiar antes com quem mais vai te ajudar no dia. Isso vai deixar você mais seguro para apoiar os candidatos durante o processo seletivo e mais livre para fazer suas análises!

Conheça nossos jogos!

A Treinamundi é nossa loja virtual de jogos e dinâmicas de grupo para treinamento e seleção prontos para aplicação.

Acreditamos que descontração e aprendizado caminham juntos. Então se você quer desenvolver pessoas na sua empresa de forma criativa e inovadora, que tal conhecer mais sobre nossos jogos?

 Conheça os jogos de seleção da Treinamundi

Pin It on Pinterest

Share This