HOME | Treinamundi

Como um jogo corporativo pode ajudar a empresa a atingir resultados melhores?

0

jogo corporativo

A busca por melhorias é contínua no mundo dos negócios. Isso porque o movimento faz parte do equilíbrio e, quem não se atenta a isso, cai da grande bicicleta do mercado e fica para trás.

Ao mesmo tempo, não é fácil encontrar os caminhos certos para chegar a uma performance diferenciada. Mas, há uma saída: a gamificação – que nada mais é que o uso de jogos corporativos nos treinamentos da sua empresa.

Se você ainda dúvida sobre como isso pode ajudar o negócio, fique tranquila! Veja, a seguir, como usá-lo a seu favor e descubra tudo!

O jogo corporativo auxilia a empresa a conquistar maior engajamento

Usar uma estratégia de gamificação significa conquistar maior interação. Isso porque com jogos de treinamento as pessoas são submetidas a um desafio ou solução de problema que demandam um envolvimento real e faz com que elas vivenciem a experiência do aprendizado de maneira mais intensa. E isso não acontece apenas durante as partidas.

Ao saírem da sala de aula, os participantes acabam levando a experiência do jogo para o seu dia a dia de trabalho. As pessoas passam a se sentir mais integradas e aprendem a se aprofundar nos problemas e na busca por soluções. Consequentemente, isso gera o desejo de qualquer empresa: o engajamento.

Com esse recurso, é possível ter colaboradores mais comprometidos e interessados no negócio, o que leva a um desempenho melhor.

Uma ferramenta que aumenta a motivação da equipe

Sabe o que, igualmente, aumenta os resultados? A motivação! Afinal, quando os funcionários estão felizes com a empresa, tendem a dar o seu melhor. Isso significa maior produtividade e atendimento às expectativas.

Se você já foi atendido por um vendedor altamente motivado, sabe do que isso se trata. A pessoa passa confiança, entusiasmo e garante que tudo flua melhor — ou seja, veste, de verdade, a camisa da empresa.

Com um jogo corporativo, é possível aumentar sim a motivação do time. Isso porque estimula o trabalho em equipe e faz com que as pessoas passem a se conhecer melhor, despertando o senso de grupo. Assim, com a equipe fortalecida e motivada, a produtividade aumenta e o negócio consegue se destacar em relação aos outros, por meio de uma performance diferenciada.

A comunicação sai ganhando com o uso de jogos

Lembra que o jogo é ideal para a interação entre times? Pois, então, ele também tem a ver com a comunicação. Jogos criam um ambiente perfeito para tirar dúvidas dos participantes, explorar valores e identificar competências que precisam ser melhoradas pelo grupo. Ajuda a facilitar a relação entre as pessoas e, portanto, a comunicação – o que favorece uma troca de informações mais clara, sem ruídos.

É um jeito de melhorar o desempenho das áreas, porque as pessoas tendem a empregar menos esforços para solucionar problemas do dia a dia. Se todo mundo aprende a falar a mesma língua, é fica mais fácil garantir que todos persigam os mesmos objetivos.

Tanta integração oferece aderência à cultura organizacional, além de evitar a necessidade de retrabalhos ou o surgimento de conflitos.

Treinamentos ficam muito mais fáceis com essa abordagem

Poder contar com profissionais capacitados é um dos segredos de sucesso das mais bem-sucedidas organizações. Afinal, só dá para garantir que o trabalho seja bem feito se todos souberem como lidar com ele.

O aprimoramento, entretanto, nem sempre é fácil. Em muitos casos, é demorado e caro, levando tempo até que os efeitos apareçam. O uso de jogos corporativos é uma forma simples de inovar nos treinamentos com resultados mais efetivos, por ser uma ferramenta que ajuda a explorar na prática e de forma divertida os conceitos mais complexos. Mais do que simplesmente um jogo, quando conectado com o dia a dia do trabalho, ele se torna uma experiência de aprendizado que fica na memória dos participantes.

O jogo corporativo atua nos componentes fundamentais para que o negócio obtenha um melhor desempenho. Empregando-o de maneira adequada, a empresa é quem mais sai ganhando.

O espaço nos comentários é todo seu! Aproveite e fale o que você pensa sobre essa possibilidade!

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest

Share This