HOME | Treinamundi

Crescer profissionalmente: como um profissional de RH pode se destacar treinando e desenvolvendo colaboradores

0

crescer profissionalmente

Atualizar e qualificar profissionais é condição obrigatória em um mercado tão competitivo. Mas muitas vezes as empresas não têm tempo e dinheiro suficientes para encaminhar seus colaboradores para treinamentos externos.

A partir disso, entra em cena o profissional de RH. Ele é responsável por treinar e desenvolver colaboradores sem deixar de criar valor e motivação entre eles. Uma tarefa importante, que exige dedicação, conhecimento da realidade da empresa e protagonismo.

Quando bem executada, abre possibilidade para crescer profissionalmente e ainda se destacar diante da liderança da organização. Quer saber como alcançar esse objetivo? Então, confira este artigo!

Aperfeiçoe suas habilidades

Não importa se sua atuação na área de Recursos Humanos é recente ou antiga. Para crescer profissionalmente, a sua experiência deve ser sempre enriquecida com novas habilidades e capacidades. Portanto, procure especializações; cursos; participe de grupos de discussão da área, formados por profissionais de várias empresas; procure informações sobre o que as empresas andam fazendo fora do Brasil em treinamentos e participe de congressos e workshops.

Desse modo, você conseguirá ampliar sua visão, estimular sua criatividade e preparar treinamentos muito mais interessantes. A principal consequência disso será uma equipe bem desenvolvida e preparada para enfrentar os desafios diários da empresa.

Invista em treinamentos inovadores

Treinamentos monótonos e clichês dificilmente trazem bons resultados no desenvolvimento de colaboradores de uma empresa. Crescer profissionalmente significa inovar, e o profissional de RH deve estar disposto a encontrar novas soluções que atendam às necessidades da empresa.

Uma boa prática para começar a implantar essa mudança organizacional é apostar em jogos corporativos. Práticos e divertidos, eles incentivam os mais diversos talentos dos profissionais e também permitem análises comportamentais e de desempenho.

O recurso tem se popularizado bastante nos últimos tempos, pois traz resultados muito positivos e assertivos. Por fim, ainda estimula o entusiasmo e engajamento da equipe, um dos maiores desafios dentro de qualquer organização.

Trabalhe de acordo com o propósito da empresa

Os treinamentos repassados aos colaboradores de uma empresa devem corresponder ao perfil e ao posicionamento de mercado que ela tem. É papel do profissional de RH identificar pontos de melhoria e dificuldades dos colaboradores para saná-los através de atividades que tenham a ver com o que a organização propõe.

Trabalhar conforme o propósito da empresa ainda ajuda a antecipar soluções, evitar possíveis problemas e trazer mais proatividade para a execução de processos. Ou seja, você cresce profissionalmente e a empresa cresce junto com você.

Esteja aberto a feedbacks para crescer profissionalmente

Só é possível avaliar suas chances reais de crescer profissionalmente através de feedbacks. Nunca deixe de buscar pelo retorno de seus colegas que receberam treinamentos e atividades lideradas e desenvolvidas por você. Fique atento ao que eles dizem e sugerem.

Assim, será mais fácil perceber se como profissional de RH você está no caminho certo e o que ainda pode ser melhorado. Se houver a oportunidade de treinar a liderança, atente-se também aos comentários que eles farão. Seja receptivo, pois não há olhar melhor do que o de outro colega que também precisa cuidar de uma equipe.

E você, tem outras dicas para ajudar profissionais de RH em seu crescimento profissional? Comente e contribua com a sua experiência!

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest

Share This