HOME | Treinamundi

Desenvolvimento de líderes: 5 erros que você pode evitar

0

Desenvolvimento de líderes: 5 erros que você pode evitar

desenvolver líderes.

Um dos perfis profissionais mais procurados pelas empresas é o de liderança. Quem tem essa habilidade consegue resolver problemas e encarar desafios com facilidade e ainda serve como inspiração para outros colaboradores.

É dever da área de Recursos Humanos reconhecer e ampliar a capacidade do profissional para liderar.

Mas é comum ver alguns deslizes pelo caminho. Por isso, reunimos os 5 erros que você pode evitar nas ações de desenvolvimento dos líderes. Saiba agora quais são eles e como evitar. 

1. Treinar habilidades específicas de liderança antes da pessoa entender qual é o seu papel como líder

Um líder precisa ter plena consciência sobre seu papel e responsabilidades. A gestão de pessoas é um processo delicado, que requer tato e muito foco. Do contrário, criar engajamento tanto na equipe quanto em relação ao seu trabalho se tornará uma tarefa muito difícil.

Um bom exemplo disso pode acontecer durante um treinamento sobre como fornecer feedback aos funcionários. O líder deve compreender que um de seus papéis é mediar conflitos que possam surgir na equipe e entender plenamente porque esse retorno é tão importante para desenvolver colaboradores.

Sem isso, dificilmente esse gestor vai se engajar à causa e efetivamente dar feedback na frequência e momento necessários para a evolução do seu time.

2. Não responsabilizar os gestores pela motivação dos funcionários

Por vezes as empresas deixam de trabalhar com os gestores essa responsabilidade tão importante. Mas, é fundamental que o líder entenda que quando o turnover aumenta ou os índices de satisfação baixam, isso também é um reflexo da sua gestão e não só da empresa como um todo.

Isso porque o gestor é o representante da empresa. Por este motivo, precisa ser responsabilizado e transparente em suas ações, interessar-se genuinamente pelo desenvolvimento das pessoas. Essa postura só tem a impactar positivamente nos resultados da sua equipe. Sendo assim, desenvolver líderes também significa treiná-los a participar integralmente dos processos da empresa e do trabalho de seus funcionários.

3. Subestimar a importância da comunicação na relação com a equipe

Por vezes, é fácil acreditar que a habilidade de se comunicar já é algo absorvido pelo gestor naturalmente. Mas nem sempre isso é uma verdade. Muito da insatisfação das equipes, por vezes, está diretamente relacionada à uma comunicação ineficiente. Portanto, não subestime a importância de se trabalhar a melhoria da comunicação, especialmente entre líder e liderados.

Desenvolver líderes, então, requer conscientizá-los sobre a necessidade de uma comunicação interna transparente. Isso significa que o líder deve deixar claras as expectativas da liderança em relação aos colaboradores, assim como os motivos de suas tomadas de decisão. Deixar todo mundo na mesma página é ponto crucial para que a equipe saiba para onde está indo e por que, e quais objetivos deve atingir.

Tão importante quanto a transparência, é o gestor se propor a conhecer e respeitar o estilo comportamental da sua equipe. Isso a facilita a interação interpessoal e compreensão do outro lado da mesa sobre o que é dito, e cria laços de confiança que só aumentam o engajamento das pessoas.

4. Não criar um canal de comunicação dos líderes com a diretoria

Geralmente, a estratégia de atuação da empresa e os objetivos a longo prazo ficam reservados à alta liderança por pura falta de alinhamento e comunicação com as demais áreas. Isso pode gerar ruídos, falta de engajamento e até problemas na condução das ações.  Por isso, criar um canal de comunicação direto entre a alta liderança e demais gestores é fundamental para que eles entendam os porquês de sua jornada, suas metas, projetos e, assim, desenvolvam uma visão mais estratégica do negócio.

A partir disso, fica mais fácil discernir sobre quais são as reais prioridades da empresa e direcionar esforços entre a equipe para atingir melhores resultados.

5. Deixar de tratar formalmente a liderança da empresa como um time

Normalmente as lideranças se enxergam dentro de suas áreas de forma individualizada, cada uma cuidando de sua atuação e metas, muitas vezes de olho no bônus de final de ano. Isso, claro, só leva à competição. Mas, é necessário atuar em conjunto em prol do atingimento dos resultados do negócio como um todo. Por isso, é fundamental fomentar o conceito de que existe um único time de líderes que representa a empresa, e que todos devem atuar em parceria com seus pares, ao invés de competirem entre si.

Todos estão no mesmo barco e devem remar na mesma direção. Muitas empresas não trabalham isso de maneira formal, como parte da cultura organizacional, e essa “formalidade” faz toda a diferença. Quando os gestores assumem esse papel de time, eles passam a focalizar e desenvolver suas ações com esse olhar, trabalhando efetivamente para que a colaboração aconteça em todos os níveis, despertando o senso de dono e de equipe em cada funcionário.

Vamos colocar a mão na massa?

Agora que já mostramos os 5 erros no desenvolvimento de líderes, vamos te mostrar algumas ferramentas para evitá-los. 

Ao invés de fazer palestras ou cursos, nós da Treinamundi acreditamos em uma metodologia mais interativas, como jogos!

Os jogos integram pessoas, engajam, divertem e são experiências memoráveis!  

Por isso, selecionamos 4 jogos para desenvolver líderes. Conheça clicando no botão abaixo! 

 4 jogos para desenvolver líderes

Pin It on Pinterest

Share This