HOME | Treinamundi

Diversidade e Inclusão – aborde o assunto usando jogos

0

Diversidade e Inclusão – aborde o assunto usando jogos

 

O tema diversidade e inclusão merece destaque todos os dias. E precisamos ir além do discurso. É preciso abrir espaço para discutir mais sobre o assunto e promover mudanças no nosso jeito de pensar e agir.

 

O que é diversidade

 

Diversidade é o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social.

As diferenças – sejam elas étnicas, biológicas, culturais, sociais, religiosas, políticas, sexuais, entre outros – são naturais. Mas nem sempre são respeitadas. E é nesse momento que aparece o preconceito, a discriminação e a intolerância.

Mais do que lidar com a diferença, é preciso respeitar ideias, posições, culturas e histórias de vida diferentes da sua.

E nós acreditamos o melhor caminho para isso é criar diálogo e discussões construtivas. É por isso que nesse texto, queremos te mostrar alguns dados importantes sobre a diversidade no mundo corporativo, além de apresentar o Baralho da Diversidade, um jogo que abre portas para que os colaboradores compartilhem experiências e conversem sobre o tema com transparência.

 

Diversidade no Mundo Corporativo

 

Quando a gente abraça a diversidade, todo mundo ganha: as pessoas e as empresas!

Isso porque equipes plurais trazem muito mais vantagem competitiva nas relações com clientes e fornecedores. Afinal, cada cliente ou consumidor é único e quanto mais riqueza cultural e intelectual a empresa possui, melhor será a criação desse vínculo.

Diversos dados comprovam que a diversidade auxilia no crescimento das organizações, promove a inovação, melhora a comunicação e o relacionamento entre funcionários, com clientes e com fornecedores.

Mas infelizmente, ainda estamos longe de abraçar a diversidade. E para mostrar isso de forma mais clara, vamos compartilhar alguns dados da pesquisa “Understanding organizational barriers to a more inclusive Workplace”, realizada pela McKinsey & Company em 2020.

Você pode conferir a pesquisa completa, acessando aqui

 

Pesquisa sobre Diversidade e inclusão

 

Na pesquisa da McKinsey, foram feitas perguntas sobre sentimento de autenticidade, pertencimento e conforto no ambiente de trabalho e vamos compartilhar alguns resultados que chamaram atenção. 

Para começar, a  pesquisa concluiu que respondentes de todas as origens encontram dificuldades para se sentir incluídos. Mas alguns deles encontram desafios extras, como por exemplo as mulheres, respondentes que são minorias étnicas e raciais e aqueles que se identificam como LGBTQI+

Outro dado que chama atenção é que os entrevistados que se sentem incluídos são muito mais propensos a dizer que se sentem entusiasmados e comprometidos com a empresa. 

Em comparação, apenas 25% dos entrevistados que não se sentem incluídos dizem que estão completamente envolvidos com suas organizações.

Essa é a prova de que inclusão e performance tem tudo a ver! 

 

Sua empresa tem ações de diversidade e inclusão?

 

Na pesquisa, apenas 6% dos respondentes dizem que muito está sendo feito para criar um ambiente diversificado e inclusivo na empresa. 

Por outro lado, 35% dos entrevistados dizem que suas empresas colocam muito pouco esforço em ações desse tipo. 

E para fechar, um outro resultado chama bastante atenção: 39% dos entrevistados dizem que recusaram ou decidiram não seguir com um emprego por perceber falta de inclusão na empresa.

Ou seja, o tema diversidade é levado em consideração na hora de tomar decisões de carreira.

 

Baralho da Diversidade – Respeitando as Diferenças

 

Se por um lado fica claro que a diversidade pode ajudar as organizações a aumentar a inovação, reconsiderar maneiras de pensar arraigadas e melhorar o desempenho financeiro, por outro lado percebemos que o preconceito e discriminação ainda fazem parte do ambiente corporativo.

Então o que fazer para mudar?

Estimular a troca de experiências sobre as diferenças que vão além de raça, gênero e religião, e que estão ligadas ao nosso cotidiano, como diferenças de idade, experiência, cultura e até personalidade. Dessa forma, os participantes vão descobrindo que o diferente contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Baralho da Diversidade

Baralho da Diversidade

 

O Baralho da Diversidade é um jogo que busca despertar os participantes para a necessidade e as vantagens da diversidade na cultura empresarial e para os resultados da empresa.

Por meio de perguntas abertas, os participantes compartilham histórias e vivências e, assim, refletem sobre como as características pessoais influenciam nossas decisões e nosso modo de fazer as coisas no trabalho.

O objetivo é enraizar a convicção de que é importante conhecer, respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas que nos cercam, tornando as interações no ambiente de trabalho mais produtivas e inclusivas.

 

Baralho da diversidade - jogo Treinamundi

Baralho da diversidade – jogo Treinamundi

 

Um exemplo de pergunta que aparece no jogo é:

Pense em uma característica que você admira muito em uma pessoa da equipe, mas que você não tem. Quem pode falar sobre isso?

  • Qual característica é essa e por que você gostaria de tê-la?
  • Conte um episódio em que essa característica foi usada.
  • Conviver com essa característica que você não tem é sempre agradável? Ou em alguns momentos te irrita?
  • Conte como é conviver com essa diferença.

Quer ver mais exemplos de perguntas e outros detalhes do jogo? Clique no botão abaixo

Baralho da Diversidade

 

Para conhecer outros jogos prontos para aplicar na sua empresa, navegue pelo ecommerce da Treinamundi

Ou então, para ler outros textos do nosso Blog, basta clicar no botão abaixo:

Voltar para o Blog

 

Fontes:

Pin It on Pinterest

Share This