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Feedback: prepare a liderança para essa conversa

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Feedback: Como preparar a liderança para desenvolver sua equipe

Entre todas as etapas do ciclo de desempenho, uma das mais desafiadoras – principalmente para gestores – é a do feedback. Mal chega o dia e a gente já sente ansiedade!

Tudo isso é muito comum e compreensível. Isso porque existe aquela pressão de se conseguir dar um feedback que seja realmente efetivo, compreendido e aceito pelo funcionário.

Outra preocupação é com a reação que vem do outro lado. Como agir diante de emoções, como um acesso de choro ou de raiva, por exemplo?

O resultado de todos esses medos, que muitas vezes são até inconscientes, pode ser o pior possível: as duas partes ficam tensas, na defensiva e acabam não sendo tão transparentes e objetivas como deveriam. E aí, todos os ganhos proporcionados por esse processo vão por água abaixo.

Preparação é tudo

A realidade é que essas conversas, infelizmente, ganharam um estigma de algo pesado, denso e desagradável.

Mas você já parou para pensar por que isso se tornou tão traumático? Essa fama pode vir exatamente da prática mal aplicada. Dar feedback é algo que pode ser relativamente simples. O complexo mesmo é todo o resto que o envolve.

Por isso, apesar de parecer óbvia, a preparação faz toda a diferença! Ainda mais quando é preciso falar sobre comportamentos indesejados ou algo a ser melhorado ou corrigido.

Gerar efeitos positivos no outro pede uma conversa mais elaborada, que vai exigir do gestor não só habilidades, mas muita sensibilidade, olho no olho e presença.

Já que não temos como controlar os sentimentos e as emoções que o outro lado da mesa vai manifestar, a missão do RH é garantir que o gestor esteja pronto para lidar com todas essas questões e até revertê-las, fazendo com que o funcionário compreenda a mensagem.

4 dicas rápidas para ajudar na preparação:

  1. Estruturar o feedback é essencial.
    Requer cuidado, tempo prévio e planejamento do que vai ser dito e qual o melhor local para a conversa acontecer – de preferência calmo e com privacidade. Isso ajuda reduzir a tensão e faz com que os fatos mais relevantes sejam privilegiados.
  2. Pense nos principais pontos a serem abordados e em qual ordem serão falados.
    Uma sugestão é apresentar primeiro os pontos positivos como forma de quebrar a resistência do funcionário.
  3. Ensaie as principais falas.
    Isso ajuda a perceber se o tom de voz está equilibrado ou imponente, como está a postura em relação aos temas que serão tratados.
  4. Tenha em mente que Feedback é uma conversa
    O Feedback é uma troca de ideias de ambos os lados em prol do desenvolvimento. Portanto, é importante deixar a outra pessoa falar e até mudar de ideia, se for o caso.

Vai ter reação! O jogo de Feedback

Para ajudar os gestores a enfrentarem esse momento e dar mais leveza e profundidade nessas conversas, a Treinamundi criou o Vai ter Reação! O Jogo do Feedback.

Indicado tanto para líderes com pouca experiência como para os mais maduros, esse jogo de treinamento simula as mais variadas situações e reações de quem recebe o feedback.

Uma forma divertida de desafiar os participantes a terem jogo de cintura e refletirem sobre a importância de uma conversa estruturada e planejada.

Jogo do Feedback

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