HOME | Treinamundi

Gamificação: o que é e quais as vantagens para a empresa?

0

O mundo empresarial vem passando por diversas mudanças nos últimos anos. Isso porque os moldes de gestão tradicional tiveram que se render às evoluções presentes no século XXI. Diante desse novo panorama, um conceito ganhou bastante destaque no universo corporativo: a gamificação.

Gamificação: o que é e quais as vantagens para a empresa?

Isso mesmo, o uso de jogos em ações empresariais já é realidade em muitas companhias pelo mundo. O interessante é que a gamificação pode ser aplicada em diversos setores empresariais, desde treinamentos com a equipe até ações focadas nos consumidores.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto e quais as vantagens que essa estratégia traz para o seu negócio, este artigo é ideal para você.

Na sequência, fizemos uma lista que aponta os principais benefícios que os jogos proporcionam ao ambiente corporativo.

Saiba o que é a gamificação

De forma bastante resumida, podemos dizer que a gamificação é simbolizada pela aplicação de dinâmicas e atividades lúdicas com uso de jogos para engajar pessoas, solucionar problemas e desafios, aprimorar o aprendizado e a motivação dos envolvidos.

Por conta dessa abrangência, vem sendo bastante utilizada no ambiente corporativo.

Além da efetividade no quesito envolver as pessoas, a gamificação proporciona sentimentos de alegria e diversão durante os jogos, algo que dificilmente outras estratégias realizadas dentro da empresa poderão fazer.

Principais vantagens da gamificação 

Vimos que a utilização de jogos é algo que vem crescendo nas companhias.

Departamentos como o de Recursos Humanos, tem a gamificação como grande aliada para os processos de seleção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Além da pluralidade, os jogos também traz outras vantagens importantes para as empresas, como listamos a seguir:

 

Potencializa o trabalho em equipe

Os jogos aproximam os funcionários, permitindo que eles trabalhem juntos e aprimorando as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Estímulo à competição saudável

Dentro do ambiente de trabalho, é comum ocorrer casos de competição entre os colaboradores. Dependendo do grau e da condução, a competição pode acabar sendo um problema para os gestores. Mas, na gamificação acontece justamente o contrário. Por mais que os jogos estimulem a busca pela vitória, esse caminho é traçado de uma forma saudável e descontraída, com dedicação e orgulho de fazer parte da empresa.

Análise e feedback em tempo real

Por fim, outro ganho importante que a gamificação proporciona para as empresas é a possibilidade dos colaboradores refletirem durante a ação sobre situações comuns no dia a dia de trabalho. Além da reflexão, os jogos ainda possibilitam feedbacks em tempo real, podendo, inclusive, ser usados como ganchos para outras formações promovidas pela empresa.

Leve gamificação para sua empresa 

4 ideias criativas para inovar nos treinamentos  

Conheça os jogos da Treinamundi

Pin It on Pinterest

Share This