HOME | Treinamundi

Gestores despreparados para o cargo? É hora de reverter isso

0

Um profissional competente, com ótimo desempenho, bom relacionamento interpessoal, com planos para crescer na empresa e espírito de liderança. O candidato perfeito a uma vaga de gestor, mas que, na prática acabou tendo dificuldades ao exercer a função.

A gente sabe que essa situação é bem frequente. Afinal, um bom gestor não nasce pronto, não é mesmo?

Se você vai treinar um novo líder, nossa sugestão é que você baixe nosso infográfico com os 5 principais desafios de um líder de primeira viagem e como solucioná-los!

Neste infográfico, vamos mostrar maneiras eficientes para profissionais de Recursos Humanos da empresa ajudarem os gestores de primeira viagem, com ações de treinamento inovadoras e assertivas. –> Baixe aqui o infográfico! 

O papel do RH no desenvolvimento dos gestores

Mas… o RH pode e deve acabar com esse gap. É preciso oferecer ferramentas para que esse gestor se torne um profissional completo e que contribui para o sucesso da empresa.

Conquistando confiança

A conquista da confiança é um dos pontos mais desafiadores quando trabalhamos o desenvolvimento de gestores. Sem ela, nada acontece.

  • Perde autonomia para cumprir seus deveres;
  • Não consegue engajamento da equipe;
  • Tem dificuldade para conquistar orçamento;
  • Não tem o poder para mudar regras e processos;

Ou seja, o líder precisa fazer com que a equipe confie em suas decisões. Isso faz com que tenha mais chances de conquistar seus objetivos!

Mas como ganhar a confiança das pessoas? O primeiro passo é se apropriar do seu papel e entender quais são seus desafios nessa posição de liderança! vamos falar mais sobre isso a seguir.

Se apropriando do novo papel

Se apropriar das suas novas atribuições é essencial! O gestor será cobrado pela conquista de metas e, ao mesmo tempo, vai ser responsável por cuidar da sua equipe e garantir a boa administração dos recursos que vai receber.

Mais do que tomar decisões e assumir riscos constantes, ser gestor é entender como suas atitudes afetam o negócio e todas as pessoas que estão à sua volta.

Discutindo o papel da equipe

Por isso, para o bem da empresa, das equipes e do próprio gestor, é fundamental criar espaços para discutir o papel da equipe. Abordar o tema de forma aberta e livre de pressões, garante que consigam refletir sobre sua atuação!

Nesses espaços de discussão, a ideia não é apenas trabalhar sobre o que é esperado dele somente na teoria, mas proporcionar exercícios onde o gestor possa praticar isso de forma mais descontraída, onde o “errar” tem menor impacto e pode ser acompanhado de perto.

Essa combinação de conteúdo e prática, quando feita de uma forma criativa e envolvente, é que torna o aprendizado mais consistente e memorável.

Leia mais: Como os jogos para treinamento podem desenvolver líderes de maneira inovadora?

Timing é tudo

Aproveitar o período do ciclo de desempenho é um ótimo momento para por em pauta essa discussão, já pensando na nova etapa de desenvolvimento que se inicia para o ano.

E você pode aproveitar o momento com uma ajudinha extra, usando jogos de treinamento. Um bom exemplo é o Vida de Gestor – Em Conquista da Confiança.

Ele foi pensado exatamente para RH desenvolver um trabalho consistente de desenvolvimento de líderes, seja para quem está se preparando para o cargo como para quem ainda é novo na função.

Vida de gestor – Em conquista da confiança

O objetivo é fazer com que os participantes entendam e incorporem rapidamente a dimensão do seu papel como representantes da empresa e se tornem protagonistas de sua atuação para conquista de seus objetivos.

Clique e conheça o Mês do Desenvolvimento, com uma série jogos específicos para as necessidades do ciclo de desempenho!

Conheça mais jogos

A Treinamundi é uma loja virtual de jogos e dinâmicas de grupo para treinamento e seleção prontos para aplicação. Nascemos da FábricaRH, consultoria que há mais de 10 anos desenvolve jogos e atividades sob medida para as maiores empresas do país.

Acreditamos que descontração e aprendizado caminham juntos. Então se você quer desenvolver pessoas na sua empresa de forma criativa e inovadora, que tal conhecer mais sobre nossos jogos?

Conheça todos os nossos jogos! 

[crédito: Freepik/Kues1]

 

Pin It on Pinterest

Share This