HOME | Treinamundi

Jogo da Política: para entender o sistema político na prática

0

Como dar o primeiro passo para começar a trabalhar pela mudança e criarmos o país que sonhamos? Com esse pensamento, instituições sem fins lucrativos que trabalham em prol do desenvolvimento dos jovens se juntaram em um coletivo para criar o Jogo da Política.

A ideia era desenvolver uma ferramenta de reflexão e educação política para as jovens, sem abrir mão da simplicidade e da diversão. O resultado foi um jogo superdinâmico e completo. A partir de perguntas como “o que é um julgamento?”, “como é dividido o orçamento de uma cidade?” e “como as leis são criadas?”, o jogo instiga os participantes a descobrir interesses dentro da política, a pesquisar soluções para problemas e, assim, a se tornarem mais críticos e participativos.

Simulação dos três poderes

De forma prática, o jogo simula experiências reais em uma cidade, chamada Elefantes, com os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e tem como objetivo final plantar uma semente nos jogadores: “E agora, por onde começo a hackear o sistema político?”

O Jogo foi dividido assim para possibilitar que os participantes compreendam a divisão de poderes, a função de cada um e a relação entre eles. Entendendo esses aspectos, é possível participar da política de forma mais intensa e efetiva. Afinal, se pensarmos que presidente, prefeito e deputado “é tudo a mesma coisa”, não conseguimos cobrar nossos direitos para as pessoas e instituições certas, não é mesmo?

No Legislativo, o jogador cria uma nova lei para Elefantes. No Executivo, o objetivo é entender como é distribuído o orçamento da cidade. E, no Judiciário, ele participará de um julgamento, assumindo funções de juiz, promotor, júri ou imprensa. Em todas as experiências, o jovem aprender sobre política. A intenção é que, após esse jogo, todos sintam a necessidade de serem mais participativos.

Campanha Ajude um Jovem a Votar

O Jogo da Política se mantém por meio de doações de recursos financeiros, de pessoas físicas e instituições, e foi criado pelo Coletivo Jogo da Política.

Com a nossa ação de responsabilidade social Ajude um Jovem a Votar, até outubro, a cada compra de um jogo de qualquer valor em nosso site, um jovem participa de uma sessão do Jogo da Política. Além de estudantes, vamos oferecer formação também para facilitadores, para que esse conhecimento possa ser multiplicado em escolas, comunidade e até em empresas.

:: Clique e saiba tudo sobre a campanha da Treinamundi!

:: Baixe o jogo e conheça em: jogodapolitica.org.br.

 

Comentários no Facebook