HOME | Treinamundi

Jogos de seleção: saiba porque e como usar

0

Jogos de seleção: saiba porque e como usar

A pergunta que não quer calar é: ”Por que usar um jogo de seleção no processo seletivo?”.

A gente sabe que os recrutadores precisam lidar com orçamento curto, concorrência de candidatos acirrada e um tempo de contratação cada vez menor!

Como se não bastasse, todo mundo já está calejado de participar do mesmo modelo de avaliação. Aí, o pessoal já vem programado para desempenhar determinados papéis, chega com posturas pré-concebidas, respostas prontas…

Por que usar jogos de seleção?

Difícil, né? Nem tanto. Existem ferramentas que ajudam a driblar essas dificuldades e quebrar esses ciclos. A aplicação de jogos e dinâmicas em processos de seleção presenciais é uma delas. Vamos entender por que?

Jogos de seleção permitem quebrar o gelo

Por ser uma proposta mais descontraída, leve, eles ajudam a desarmar a timidez da turma. E com o pessoal mais relaxado, o envolvimento real só aumenta e, a partir daí, os comportamentos aparecem com mais naturalidade.

Garante o envolvimento de todos

Usar jogos de seleção ou dinâmicas prontas para aplicação é algo super fácil de conduzir, porque já vêm com estrutura definida, todas as regras, dicas de como fazer.

Além disso, você tem a certeza que todo mundo vai participar mesmo. Aí, conforme ocorre a interação em grupo e individualmente, você consegue avaliar uma lista de competências e habilidades.

Claro, existem jogos que abordam temas mais amplos ou específicos. A escolha sempre depende do que você precisa para seu perfil de vaga.

Para entender mais sobre como o uso de jogos geram mais envolvimento dos participantes, leia o artigo que escrevemos sobre isso –> Como os jogos de seleção melhoram a experiencia do candidato

Tiram os candidatos da zona de conforto.

Os participantes sempre vão ter de cumprir alguma missão individualmente, em grupo ou ambos – mas isso não significa que seja algo desconfortável.

Eles são estimulados a tratar algo sério de um jeito bem divertido, que deixa as pessoas à vontade. Assim, você enfraquece os mecanismos de defesa e inibe o autocontrole dos participantes, obtendo melhores resultados na avaliação.

Permitem avaliar os candidatos sob diversas óticas

Dependendo do tipo de jogo, é possível analisar o candidato tanto do lado comportamental – por exemplo:

  • Reações frente aos desafios,
  • Reações frente ao tempo,
  • ao trabalho em equipe,
  • estratégia,
  • foco no resultado
  • visão que ele já possui do seu negócio.

Existem jogos que simulam a atuação do avaliado em um dilema da própria empresa…e isso é muito valioso para o recrutador entender o quanto a pessoa está alinhada com a organização.

Ajustam-se melhor ao orçamento 

Normalmente, quando os recrutadores pensam em gamificar o processo seletivo, a alternativa que vem à cabeça é contratar uma consultoria que crie algo personalizado ou até mesmo uma empresa de games eletrônicos. Isso acaba saindo muito caro!

Para caber no bolso mesmo, a melhor opção é usar jogos e dinâmicas já prontas. A aquisição é feita uma só vez e o próprio profissional pode aplicá-lo facilmente.

Por isso, o investimento é bem menor em comparação com uma solução customizada.

Nós, aqui da Treinamundi, oferecemos todo um material de apoio explicativo, com dicas de como conduzir o jogo, o que observar, como fechar… Então, quando for pesquisar no mercado, fique de olho nisso!

Como você pode ver, o uso de jogos de seleção facilita bastante seu trabalho de avaliação e oferece recursos valiosos de análise, que aumentam seu nível de assertividade na escolha e trazem melhores resultados.

Então que tal tal dar uma olhadinha nos jogos de seleção da Treinamundi?

Jogos de seleção para usar na apresentação pessoal

  • Mural de fotos: é um jogo de tabuleiro que integra pessoas a partir de suas memórias afetivas e resgate de histórias pessoais.
  • Repen-se: Um jogo de baralho com 2 rodadas, em que os candidatos precisam se apresentar sem tempo de preparação.
  • Se vira em 3: a turma é convidada a preparar uma apresentação do seu perfil com recursos variados num curto espaço de tempo.

Conheça os jogos de apresentação pessoal

Jogos de seleção para usar na dinâmica

  • Expansão S.A: Um jogo de estratégia em que a turma vai discutir e defender quais modelos de negócio são mais adequados à realidade da sua empresa.
  • Migraterritório: Neste jogo, os grupos precisam conquistar territórios para alcançarem suas metas. Mas, para isso vão precisar de muita estratégia e poder de negociação.
  • Rádio Piloto: Nessa dinâmica, a turma é desafiada a criar um programa de rádio para sua empresa! Os formatos e temas são sorteados e a criatividade vai rolar solta.
  • Qual é o plano: é uma dinâmica para avaliação de grupos em que os candidatos devem construir um plano de negócios e apresentá-lo aos avaliadores.
  • Essa ideia vale um milhão: Os grupos recebem o desafio de criar um novo produto a partir de um objeto sorteado nas cartas. E, precisam convencer um comitê avaliador formado pelos próprios participantes a comprá-lo!
  • Ponto certo: é um jogo de cartas que vai desafiar a turma a negociar e exercer influência em situações corriqueiras de nosso dia a dia no trabalho

Conheça os jogos para dinâmica de grupo

Como usar jogos de seleção?

Independentemente do jogo de seleção, algumas posturas são importantes considerar para você – facilitador – desempenhar seu papel com excelência!

Seja imparcial 

Você pode interagir com os participantes durante o jogo ou dinâmica de seleção. Mas seja imparcial para que eles tomem suas próprias decisões no decorrer da atividade.

Os candidatos tendem a ficar muito tensos e buscam a todo momento (e a qualquer custo) respostas prontas com os avaliadores. Fique esperto!

Evite julgamentos

Se houver mais de um avaliador na sala, cuidado para não fazerem nenhum tipo de julgamento ao longo do jogo de seleção.

Uma alternativa é anotar tudo o que estão observando e realizarem o consenso quando o jogo acabar, sem os participantes na sala. Assim, vocês vão poder discutir e escolher os melhores candidatos.

Observe os comportamentos

É fundamental que você faça isso de forma objetiva. Anote:

  • Quem está participando ativamente
  • Como os candidatos se organizam,
  • Tem alguém reagindo de um jeito negativo?
  • Quem é o líder do grupo?
  • Como os participantes lidam com imprevistos?
  • Como os participantes lidam com frustrações?

Quanto mais atento você estiver ao que acontece dentro da sala, mais material para a avaliação você terá.

Ah, vale lembrar que você pode tomar alguns cuidados antes do processo seletivo começar! Assim, você garante candidatos mais alinhados perfil da vaga –> Leia mais: Como planejar um processo seletivo

Foco nas competências

Procure manter seu foco nas competências que são essenciais à empresa e ao cargo em questão.

Essa dica é muito importante, afinal, nem todas as competências são fundamentais para todas as posições.

Por exemplo, se estou buscando uma pessoa para uma vaga onde a atenção à detalhes é essencial, então essa competência terá um grande peso.

Se eu encontro um profissional que demonstra ter essa competência, mas que não tem boa comunicação, é preciso refletir: a competência de comunicação é essencial nesse cenário ou é algo que posso abrir mão?

Ouça mais, fale menos

Assim que o jogo de seleção acabar, faça perguntas direcionadas aos participantes. Por exemplo:

  • Como ele chegou naquela resposta?
  • Foi fácil responder as cartas do baralho?
  • Como foi preparar a apresentação?

Mas, cuidado na hora de escutar! Demonstre interesse pela resposta e performance dos candidatos e faça com que cada um esteja completamente seguro em relação à apresentação de suas competências e habilidades.

Jogo de seleção: Comece agora!

Treinamundi é nossa loja virtual de jogos e dinâmicas de grupo para treinamento e seleção prontos para aplicação.

Conheça todos os nossos jogos! 

Pin It on Pinterest

Share This