HOME | Treinamundi

Jogos empresariais: por que eles são a solução para desenvolver novos líderes de maneira efetiva?

0

jogos empresariais

Desenvolver novos líderes é um dos trabalhos mais complexos para o setor de RH. Além de ter que ajudar os gestores a aprimorar habilidades pessoais e técnicas durante as ações de desenvolvimento, os profissionais de RH precisam unir essas estratégias aos objetivos e metas da companhia.

Seguir a linha tradicional de desenvolvimento de novos líderes, com workshops longos e repletos de slides a serem estudados pelo novo gestor, há tempos não é mais efetivo. Para que o aprendizado seja eficaz e duradouro, é fundamental que as ações de desenvolvimento tragam inovação, interatividade e trabalho prático. A junção desses fatores proporcionará ao novo líder um aprendizado real e divertido.

Nos jogos empresariais, as companhias encontram todas essas características essenciais para o desenvolvimento de novos líderes. Se você ainda não conhece o poder da gamificação, recomendamos que você leia este artigo até o fim, assim você saberá como os jogos empresariais podem transformar para melhor as ações de treinamento da sua empresa.

Aprimoramento das habilidades importantes para a liderança

Vamos começar apresentando um dos principais motivos que mostram por que os jogos empresariais são a solução ideal para desenvolver os novos líderes da sua companhia: o aprimoramento de habilidades ligadas à liderança.

Ninguém nasce sendo um líder pronto, até mesmo aqueles que apresentam características de liderança desde a infância precisam ser lapidados para conseguirem enfrentar os desafios diários do mundo corporativo.

Os jogos empresariais são ótimos para auxiliar a área de Recursos Humanos no aprimoramento das habilidades do novo líder. Os jogos auxiliam o colaborador no processo de descoberta e desenvolvimento de características fundamentais para o sucesso como líder, como organização, conquista da confiança dos colaboradores e alcance dos melhores resultados.

Além disso, os novos líderes terão acesso a situações comuns no dia a dia da gestão, como uso da avaliação de competências como ferramenta de desenvolvimento da equipe e a importância do feedback para o sucesso do time.

O ponto  mais interessante dos jogos empresariais é que todo esse trajeto é percorrido de maneira natural, unindo aprendizado duradouro com a diversão.

Desenvolvimento alinhado aos objetivos da empresa é um dos diferenciais dos jogos empresariais

Um novo líder precisa representar como ninguém a companhia e seus objetivos. Mas, logo de início, é bastante difícil desenvolver o papel da liderança sem se descuidar de alguns deles. Isso acontece porque as atribuições e dilemas do novo cargo são muitos e nem sempre o gestor consegue se preparar rapidamente e obter sucesso.

Com os jogos empresariais, esse problema é reduzido de forma significativa. Eles contribuem para que as ações de desenvolvimento dos novos líderes sejam focadas aos objetivos da empresa. Esse ponto é importante para ambas as partes, pois a companhia ganha ao ter um profissional que está em consonância com suas metas e ideias, e o líder já começa o seu trabalho no novo cargo melhor preparado para os desafios e conquistas que virão.

Hoje, apresentamos alguns pontos que mostram por que os jogos empresariais são a melhor solução para o desenvolvimento dos novos líderes da sua empresa. Para conhecer um pouco mais sobre a efetividade da gamificação na área de Recursos Humanos, nós te convidamos para acessar a nossa loja virtual e conferir o portfólio completo dos melhores jogos empresariais do mercado.

 

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest

Share This