HOME | Treinamundi

Conheça 20 jogos para empresas prontos para aplicar

0

Jogos para empresas despertam interesse, são divertidos, tornam a experiência de aprendizado memorável, integram pessoas, garantem mais absorção e entendimento do conteúdo e muito mais.

Benefícios dos jogos corporativos

E nesse texto, vamos te apresentar 20 jogos para empresas que estão prontos para aplicar. 

Alguns deles já estão disponíveis na versão online. 

20 jogos para empresas prontos para aplicar

Isso mesmo, são jogos que vem com material pronto e manual explicadinho para que você mesmo possa aplicar na empresa onde trabalha. 

E os temas são diversos, como:

  • Comunicação e vendas 
  • Cultura 
  • Desempenho e Carreira 
  • Estratégia 
  • Integração em Workshops 
  • Liderança 
  • Onboarding 
  • Seleção (apresentação pessoal e dinâmica de grupo) 
  • Trabalho em equipe 
  • Etc. 

 

Jogos de Comunicação e Vendas 

 

Ponto Certo – O jogo da negociação e influência

É um jogo de cartas que vai desafiar a turma a negociar e exercer influência em situações corriqueiras do dia a dia no trabalho, como por exemplo: como conseguir ajuda de uma área parceira, conquistar a liderança de um projeto e muito mais! Tudo de um jeito superdescontraído e livre das pressões que sentimos toda vez que nos deparamos em conversas assim.

Esta é uma atividade bem completa, que oferece insights importantes sobre como podemos praticar a negociação e a influência de forma planejada e estruturada, para conquistarmos o melhor resultado para os dois lados envolvidos.

Ponto Certo

 

Rádio Piloto – Avalie a comunicação de candidatos e equipes

Um jogo que te ajuda a desenvolver a comunicação em suas equipes numa dinâmica bastante criativa. Além disso, ele também serve como ferramenta para observar estas e outras competências em processos seletivos. Ou seja, um único jogo, duas possibilidades de uso!!

Com ele a turma é desafiada a criar um programa de rádio para sua empresa. Os formatos e temas são sorteados e a comunicação e criatividade vão ter de rolar soltos. Por fim, tudo deve ser apresentado ao time de avaliadores em curto espaço de tempo.

Rádio Piloto

 

 

Jogos de Cultura

 

Baralho da diversidade – Respeitando as diferenças

O Baralho da Diversidade foi criado para ajudar você a promover rodas de conversa e estimular a troca de experiências sobre aquelas diferenças que estão no nosso cotidiano.

Por meio de perguntas abertas, os participantes compartilham histórias e vivências para refletir sobre como nossas características pessoais podem influenciar nossas decisões e nosso modo de fazer as coisas no trabalho.

Baralho da Diversidade

 

Mosaico dos valores – Os meus & os nossos

Mosaico dos Valores é uma atividade em formato de painel, supercriativa e lúdica. A cada elemento aplicado no mosaico, os participantes vão conhecendo os valores institucionais ao mesmo tempo em que são estimulados a buscar uma identificação com os mesmos.

Seu objetivo é conectar valores de cada um com os da empresa, por meio de boas histórias pessoais compartilhadas em plenária – o que gera um aprendizado rico e que norteia o funcionário durante toda a sua trajetória na organização.

Mosaico dos Valores

 

Jogos de Desempenho e Carreira 

 

Giro do Mindset – Chegou a hora de virar a chave

Todos nós temos um potencial incrível de desenvolvimento, mas nem sempre a gente se dá conta disso! Isso porque, às vezes, ficamos presos numa atitude mental que limita o nosso crescimento…

Com este jogo para empresas, os participantes são desafiados a identificar pensamentos e comportamentos que podem atrapalhar o desempenho.

A partir dos conceitos de mindset limitante e de desenvolvimento, as turmas se deparam com situações e desafios que fazem todo mundo refletir sobre como cada um agiria normalmente. Então, são convidados a abandonar suas limitações, adotando atitudes mentais positivas que levam sua vida pessoal e profissional mais longe.

Giro do Mindset

Giro do Mindset [versão online]

Marca Pessoal – Cuide da Sua

Um jogo que desperta sua turma pensar sobre sua própria marca e se ela está sendo percebida por seus colegas, pares e gestores de maneira positiva, e que possa alavancar oportunidades no curto e longo prazos.

Essa provocação responsabiliza o participante pela gestão de sua própria marca e o conscientiza da importância de se tomar as rédeas da carreira e do desenvolvimento individual, como forma de melhorar seu desempenho na empresa.

Marca Pessoal

 

Rede das competências – Atualize seu status

O Rede das Competências permite conhecer, de um jeito superdivertido, a ferramenta de avaliação de competências e compreender como ela está diretamente relacionada ao nosso dia a dia, podendo ser usada em favor do desenvolvimento da carreira.

Um treinamento leve e versátil, porque pode ser aplicado tanto para quem é líder ou não, inclusive para o pessoal do chão de fábrica. No caso de gestores, o jogo proporciona aprendizado prático sobre o tema nas suas variações de perfil. Já para os demais funcionários, é um ótimo exercício de reflexão sobre o que são e como identificar competências, além de criar repertório para a discussão de avaliação com o gestor.

Rede das Competências

 

Inimigos do protagonismo – Desmascare os seus

Um jogo para treinamento que ajuda a despertar a consciência sobre as barreiras que podem atrapalhar a performance e agir contra esses verdadeiros inimigos.

No mundo das organizações, todo profissional pode ser protagonista da sua carreira e do seu desenvolvimento, no entanto é preciso identificar e combater riscos que possam levá-lo a atuar em um papel secundário, apagado, emperrando seu crescimento. São justamente esses riscos que chamamos aqui de “Inimigos do Protagonismo”.

Inimigos do Protagonismo

 

Dilemas de Estagiário – Na conquista do espaço corporativo

Quem nunca viveu um dilema, não é mesmo? Se eles são comuns na vida adulta, imagine para os jovens que estão no início da vida profissional! As perguntas são muitas, e as respostas não parecem fáceis de se descobrir…

Dilemas de Estagiário usa a temática espacial – uma brincadeira com a ideia de que o jovem fica mesmo perdido quando chega ao mundo corporativo, mesmo sendo o curioso explorador que costuma ser – para ajudá-lo a superar seus dilemas e conquistar esse espaço.

Dilemas de Estagiário

 

Jogos de Estratégia

 

Expansão – No rumo do crescimento

Este é um jogo de estratégia em que a turma vai discutir e defender quais modelos de negócio são mais adequados à realidade da sua empresa por meio de apostas. E, assim como na vida real, eles vão ter de lidar com um elemento surpresa e chegar a um consenso único.

Uma dinâmica que tira os participantes da sua zona de conforto de um jeito lúdico, uma vez que os desafia a tomarem decisões sobre alguns dos dilemas corporativos mais comuns, a partir das informações que eles já têm do seu negócio.

Expansão

 

Qual é o plano – O desafio da estratégia do negócio

É uma dinâmica de grupos em que os participantes devem construir um plano de negócios e em seguida, apresentá-lo a um grupo de avaliadores.

Para isso, eles vão precisar usar os conhecimentos que já possuem da sua empresa e colocar a visão estratégica para funcionar, além do seu poder de argumentação. É uma atividade versátil, que pode ser usada em treinamentos e também em processos seletivos!

Qual é o Plano

Qual é o Plano [versão online]

Jogos de integração em Workshops

 

Vértice – De que ângulo conhecem você?

Uma ótima ferramenta de integração (para quem já se conhece ou não) que vai muito além de só promover conversas. Gera proximidade, desperta o senso de companheirismo e possibilita que as pessoas aprendam a compreender visões diferentes das suas, a eliminar barreiras de hierarquia e até desfazer imagens pré-concebidas – aquelas que a gente cria na nossa cabeça, mesmo sem nunca ter conversado com o outro.

Vértice

 

Mural de Fotos – Compartilhe suas histórias!

É um jogo de tabuleiro que integra pessoas a partir de suas memórias afetivas e resgate de histórias pessoais.

Uma competição para lá de divertida que, por meio de imagens cheias de significados, inspira todo mundo a interagir e compartilhar suas experiências de vida, sonhos e valores. Essa troca vale pontos e quem completar a trilha primeiro ou chegar mais perto do fim é o vencedor.

Mural de Fotos

 

Jogos de Liderança

 

Vida de Gestor – Em Conquista da Confiança

Quando atingimos um cargo de gestão, logo nos deparamos com uma série de expectativas de nossos gestores e até da própria equipe.

É um jogo de treinamento em tabuleiro divertido, intenso e de alto impacto que provoca esses novos líderes, ou quem está se preparando para ser um, a entender e incorporar rapidamente a dimensão do seu papel como representante da empresa e, mais do que isso, tornar-se protagonista de sua atuação para a conquista de seus objetivos.

Vida de Gestor

 

Vai ter Reação – O Jogo do Feedback

Vai Ter Reação! é um jogo de cartas para simular conversas de feedback, em que tudo pode acontecer! Cabe bem para você sair daqueles modelos de treinamento que ficam só na teoria e ir direto à prática, só que de um jeito muito mais divertido.

Com ele, líderes de todos os níveis se conscientizam da importância de dar feedback de forma estruturada e planejada. E, como nem tudo na vida são flores, eles também vão ter de se deparar com algumas surpresinhas de quem está do outro lado da mesa, propostas pelas cartas de reação.

Vai ter Reação

 

Projeto 7 – O Desafio do PDI

Um jogo feito para descomplicar. Projeto 7 – O desafio do PDI é um jeito leve e descontraído de falar sobre o tema, desmistificando a sua prática. Uma ótima ferramenta para funcionários – em cargos de liderança ou não – entenderem o que é, para que serve e como estruturar um plano de desenvolvimento individual.

Nele, a turma é estimulada a montar o PDI de um time que vai desenvolver um novo produto para a empresa, a partir de perfis profissionais bem variados.

Projeto 7

 

Jogos de Onboarding

 

Pode Isso – O jogo do Código de Ética

Pode Isso? é um jogo de tabuleiro divertido que desafia duplas ou trios de participantes a responderem situações cotidianas envolvendo ética, que às vezes são tão sutis que nem percebemos: relacionamento com fornecedores, governo e clientes, uso de recursos e instalações, confidencialidade de senhas e informações, tratamento entre chefes e subordinados, diversidade, discriminação e muito mais.

Pode Isso

 

Distraílson – O Jogo da Segurança

Nosso personagem um tanto quanto distraído precisa de uma mãozinha para caminhar na trilha segura! É com essa metáfora que este tabuleiro vai ensinar suas turmas a adotarem um comportamento seguro de uma forma bem descontraída e divertida.

Um jogo em que, mesmo divididos por times, todos atuam juntos, em colaboração, para ajudar o Distraílson a seguir os procedimentos corretos de segurança e conquistar zero acidente no seu dia de trabalho.

Distraílson

 

Jogos de Seleção

 

Repen-se – Conhecimento pessoal e sobre o negócio – esse é o desafio

Toda vez que alguém precisa se apresentar no ambiente corporativo, o formato que vem é quase sempre o mesmo: nome, área, formação… Pois é, chegou a hora de mudar isso!

Repen-se é uma dinâmica de apresentação em grupos simples e ao mesmo tempo muito divertida. Um baralho com duas rodadas, em que os participantes precisam se apresentar sem tempo de preparação, respondendo a perguntas inusitadas, por exemplo: “Se meu temperamento fosse um brinquedo?” ou “Se a empresa fosse um momento histórico?”.

Repen-se

 

Se vira em 3 – Resposta pronta aqui não tem vez!

Quem já não está calejado de participar de dinâmicas de apresentação que parecem ser sempre iguais? Aí o pessoal já vem condicionado a desempenhar determinados papéis…

Com Se Vira em 3 você surpreende os participantes com uma atividade de apresentação pessoal inusitada e muito divertida! Nela, a turma é convidada a preparar uma apresentação do seu perfil com recursos variados num curto espaço de tempo.

Se vira em 3

 

Essa Ideia Vale 1 milhão – Quem vai conseguir vender uma boa ideia?

Quer fugir de uma dinâmica de grupo convencional? Então já encontrou a saída! Essa ideia vale 1 milhão é um desafio de criação de um novo produto a partir de um objeto sorteado nas cartas. Mais do que isso, os grupos precisam convencer um comitê avaliador a comprá-lo!

Essa Ideia Vale 1 milhão

 

Jogos de Trabalho em Equipe

 

Migraterritório – Para vencer é preciso cooperar

Neste jogo, os grupos precisam conquistar territórios para alcançarem suas metas. Mas, para isso, vão precisar de muita estratégia e poder de negociação.

Isso porque eles terão de trocar peças até conseguirem o que precisam. Entretanto, o que eles não sabem é que só há um caminho possível para que TODOS possam cumprir os objetivos do jogo – e vão ter de descobrir isso sozinhos durante a atividade.

Ou seja, se não houver muita cooperação entre a turma, a empresa não atinge todas as suas metas. Emoção e diversão garantidos para quem participar!

Migraterritório

 

Jogos para empresas sob medida 

Quer fazer um jogo para um tema específico? 

A FábricaRH é nossa divisão de jogos personalizados. Clique no botão abaixo e conte mais sobre sua demanda! 

Jogos personalizados – FábricaRH

Pin It on Pinterest

Share This