HOME | Treinamundi

O que são jogos de onboarding e por que eles são benéficos para a empresa?

0

Mais do que trazer ou contratar novos funcionários é preciso integrá-los à cultura, aos valores e ao funcionamento da empresa.

A chegada de um novo colaborador, portanto, demanda a criação de uma experiência agradável para que ele se sinta acolhido.

Neste momento o novo funcionário passa por uma série de treinamentos para facilitar esta ambientação. Estes momentos abrangem temas importantes sobre a empresa:

  • História;
  • Modelo de negócios;
  • Produtos;
  • Práticas éticas;
  • Código de conduta;
  • Etc.

E para tanto, os jogos de onboarding são excelentes ferramentas facilitadoras para este processo. Quer saber como eles funcionam? Então continue lendo este artigo!

Jogos de onboarding transformam o processo de integração do colaborador

Os jogos onboarding transformam a integração de novos colaboradores em uma experiência vivencial. Ou seja, através das práticas lúdicas, ele consegue absorver os conceitos necessários e começa a fazer parte da cultura organizacional da empresa.

Este é considerado um início divertido e estimulante para a nova jornada. Afinal, o aprendizado se torna muito mais palpável e, deste modo, apresenta resultados mais rápidos e eficientes.

O facilitador pode repassar toda a teoria por meio de grupos de leitura e palestras. Mas o fato é que os jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, poker e baralhos incentivam de maneira incrível a interatividade junto à equipe e ajudam a quebrar o gelo do primeiro momento.

Essa prática de vivência e dinâmica será importantíssima para o processo de integração no grupo.

A cultura de boas-vindas é estimulada

Incluir um novo colaborador na equipe pede uma dinâmica de grupo. Os jogos de onboarding permitem que os funcionários antigos se preparem para receber esse colega e mostrem disponibilidade para ajudá-lo em sua adaptação.

Os jogos podem estar presentes na preparação de pequenas ações, como desenvolver cartas de apresentação, reuniões interativas para trocar ideias e experiências e happy hour de recepção. Também pode haver uma rotatividade para que, por determinado período, um colaborador seja o mentor do novo contratado e explique funções e tarefas para ele como forma de acolher e introduzir a rotina de trabalho.

Palestras e processos cansativos são substituídos

Através dos jogos de onboarding, é possível deixar de lado as apresentações e palestras cansativas de apresentação da empresa. Essas práticas estão sendo substituídas aos poucos, pois mostram um aproveitamento muito baixo. Com a gamificação, essa realidade muda e o colaborador passa a entender muito melhor a proposta do negócio.

Os jogos permitem que ele aprenda os valores e a missão da empresa de forma prática e divertida. Os conceitos de ética e comportamento também são absorvidos mais facilmente e fazem com que o empregado conquiste resultados muito melhores ao longo de sua jornada na organização.

Jogos de onboarding prontos para aplicar

Os jogos prontos abordam conceitos de modo geral e são mais práticos para obter resultados rápidos.

Veja alguns jogos prontos da Treinamundi para incluir na sua integração:

Jogos Treinamundi

Jogos de onboarding personalizados

Mas se você preferir, pode optar por jogos personalizados, para abranger conhecimentos específicos de determinada área e da empresa.

Conheça a FábricaRH, nossa divisão de jogos sob medida para sua empresa. 

FábricaRH

Pin It on Pinterest

Share This